- Área: 250000 ft²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Florian Holzherr
-
Fabricantes: Fibrobeton
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre de Escritórios de Ankara é um edifício de escritórios de quatorze pavimentos em Ankara, Turquia, que serve a empresas locais e internacionais de alta tecnologia que interagem com universidades e institutos líderes em pesquisa da capital do país. Em termos urbanísticos, o projeto desempenha um papel importante em uma área em acelerado desenvolvimento a oeste do centro antigo de Ankara, tecendo um corredor de trânsito, uma passagem subterrânea de pedestres, um bairro emergente de uso misto, e novas áreas comerciais. Em resposta a tal contexto imediato, o edifício está distanciado da rua, o que da lugar a um pequeno bosque de bambu que amortece um jardim urbano habitável e proporciona uma conexão de pedestres muito necessária entre o núcleo dos transportes e o bairro adjacente.
A torre em si se diferencia pela clareza na expressão: um volume de vidro simples e geométrico que contém uma série de persianas horizontais em grande escala em uma paisagem exuberante. A nível de solo, a entrada, a recepção e um café fornecem espaços públicos cuja escala, fechamento e uso da luz fazem referência à cultura da região. Uma tela exterior perfurada rodeia o café, que reflete as tradições para guiar visitas e criar privacidade, além de proporcionar um par feito pelo homem para a "parede" de bambus semitransparente adjacente.
O inovador sistema de revestimento da Torre utiliza brises externos horizontais com uma secção variável para maximizar a eficiência operacional durante todo o ano. Seus perfis sutis se modificam sucessivamente enquanto envolvem a torre, criando um padrão que muda de acordo com a perspectiva do espectador. As persianas internas de madeira integradas à parede-cortina - operadas mecanicamente, mas com substituições manuais -, dão aos usuários controle individual da luz natural dentro de seus espaços de trabalho, evitando o reflexo extremo, admitindo luz indireta e mantendo as vistas ao tempo que introduzem as qualidades de acolhimento e textura da madeira no entorno do escritório.
O resultado é um sistema de fachada cinética que responde ao meio ambiente, satisfaz as preferências do lugar de trabalho de um grupo de ocupantes exigentes, e melhora o impacto e a influência do projeto em uma área da cidade em expansão. No transcorrer do dia, e como um movimento ao redor do edifício, este inovador conjunto de parede produz um efeito transformador, atraindo ao observador e despertando a curiosidade. Os brises externos escultóricos criam diferentes padrões, dependendo da posição do sol e da perspectiva do pedestre. Conforme as persianas de madeira se abrem ou fecham de acordo com as necessidades internas, a própria torre parede ser permeável ou refletora, revelando os padrões de uso e atividades de seu interior.